A Casa de Makers

Imaginar, construir e aprender.

A Casa de Makers surgiu (em 2008) de dentro do ambiente escolar, com atividades extracurriculares. Construiu, com pequenos passos, uma metodologia que inseriu as práticas Makers dentro do currículo, integrando Matemática, Ciências, Artes e Tecnologia, denominada por projeto STEAM.

Começou pequeno, como uma semente jogada em solo fértil, em atividades
extracurriculares, com alunos curiosos e inquietos. O projeto foi regado
com muita experimentação, e logo se tornou uma árvore grande, tendo
como frutos alunos questionadores e pesquisadores, cidadãos com postura
ativa frente a questões importantes do mundo e construtores do próprio
conhecimento. Em um ambiente fértil e colaborativo, essa árvore invadiu
os jardins do currículo, levando experimentações e descobertas para
serem compartilhadas com professores e colegas.
Assim é a Casa de Makers, um Maker Space que surgiu a partir das
inquietações e necessidades dos alunos, que vivencia as dificuldades de
uma sala de aula e que, agora, vê e sente a importância de implantar
novas práticas na Educação. Seja bem vindo!

Movimento Maker

Acredita-se que o movimento maker tem um grande potencial para mudar o mundo, pois a tecnologia vai ao encontro do desejo de er inventor, não apenas para criar novos produtos, mas para ecriá-los.

O começo

Passamos pelas dificuldades de iniciar atividades Makers quando nenhuma escola falava sobre isso. Implantamos atividades extracurriculares que tinham como tema central a RECICLAGEM e REUTILIZAÇÃO dos mais diversos materiais. Os alunos foram incentivados
a criar projetos utilizando os materiais disponíveis, e pouco a pouco, foram sentindo a necessidade de novos materiais e ferramentas. Nosso primeiro MAKER SPACE veio sob a demanda, não da escola, mas dos ALUNOS que se superaram, foram além dos materiais disponíveis, e seus projetos começaram a ”pedir por novas tecnologias”.

Realizado

Após alguns anos de atividades extracurriculares, e muitos projetos que se comunicavam diretamente com o currículo da escola, implantamos uma disciplina que tinha como objetivo trabalhar com projetos, apresentando problemas reais e construindo o conhecimento cientifico de forma prática e integrada.

A Educação Maker

A Educação Maker tem suas raízes na pedagogia construtivista e construcionista, que se baseia na obra de Piaget, Vygotsky e Papert.
O Construcionismo estende o construtivismo defendendo que a APRENDIZAGEM ocorre especialmente bem quando o aprendiz está
envolvido na CONSTRUÇÃO de uma entidade pública e significativa, seja ela um castelo de areia, ou uma teoria do universo.

Desenvolvimento de projetos, construção, criatividade e exploração em ambientes colaborativos são pilares fundamentais do processo de aprendizagem em uma EDUCAÇÃO MAKER.

Nosso Time Maker

Paula Guanais

Sócia Fundadora / Diretora Administrativa

Rui Zanchetta

Fundador / Sócio

Assim é a Casa de Makers, um Maker Space que surgiu a partir das inquietações e necessidades dos alunos, que vivencia as dificuldades de uma sala de aula e que, agora, vê e sente a importância de implantar novas práticas na Educação.

Movimento Maker

© Casa de Makers 2025 | Todos os direitos reservados

Suporte

Legal

Desenvolvido por